14 C
Oeiras Municipality
Ter 26 Novembro 2024
Inicio Sociedade Prestadores privados de cuidados de saúde preocupados com reforma anunciada do SNS

Prestadores privados de cuidados de saúde preocupados com reforma anunciada do SNS

A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) está indignada com a nova organização dos cuidados de saúde, anunciada pelo governo, sem qualquer contributo ou consulta prévia das entidades privadas que representam o setor.

“É com grande surpresa e preocupação que assistimos ao anúncio, através da comunicação social, sobre uma nova organização dos cuidados de saúde que se intitula como a grande reforma do SNS para 2024”, refere António Neves, Secretário-Geral da FNS.

E acrescenta: “A FNS desconhece totalmente os termos em que se vai concretizar a aludida reforma do SNS, uma vez que não foi informada acerca dos seus termos, nem foi contactada para dar o seu eventual contributo”.

 

A FNS é a entidade que representa, através das associações suas filiadas, a generalidade do setor convencionado de meios complementares de diagnóstico e terapêutica em ambulatório (MCDT´s), representando mais de 4.000 postos de atendimento espalhados pelo país.

 

A rede do setor convencionado produz para o SNS mais de 300.000 atos por dia, mais de 100 milhões de atos por ano, dando resposta a cerca de 60.000 requisições médicas ao dia, ou seja, mais de 20 milhões de requisições por ano, o que representa mais de 90% da produção total do SNS, de MCDT´s em ambulatório.

 

“Como representantes do setor privado de saúde, registamos, com grande preocupação, a total inexistência de diálogo e partilha de qual é a estratégia do Governo e da DE-SNS nesta matéria. Em especial, quando se “anuncia” a extinção das 5 ARS´s existentes e a pulverização das suas competências e responsabilidades por 39 ULS´S”, conclui António Neves.

 

Os pedidos de audiência da FNS ao Ministério da Saúde e à Direção Executiva do SNS, até ao momento, não obtiveram qualquer resposta.

 

A FNS e as suas Associações federadas, atentas ao caráter profundo da anunciada reforma, renovam a sua inteira e total disponibilidade para discutir uma transição serena e pacífica na reforma do SNS pretendida.

 

A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) tem como associações federadas a Associação Nacional de Cardiologistas (ANACARD), a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), a Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem (ANAUDI), a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) e a Associação Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação (APMFR). Para mais informações consulte www.fns.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Repavimentação na Av. Tomás Ribeiro, em Linda-a-Velha

O Município de Oeiras vai proceder à repavimentação de troço na Av. Tomás Ribeiro, em frente aos nº 1 a 21, de 2 a...

”Música no Coração” é o próximo filme nas MasterClasses do Cinema ‘Da Palavra à Imagem’

‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. Durante o ano de 2024,...

Quinta de Cima do Marquês de Pombal celebra Dia Mundial da Oliveira

Para assinalar o Dia Mundial da Oliveira, no próximo dia 26 de novembro oeiras convida-o a assistir ao documentário etno-histórico ‘Por um Fio de...

Apresentação do Jogo Sério Digital ‘All Sustainable’

O jogo sério digital do projeto ‘All Sustainable’, que tem como objetivo ensinar conceitos de sustentabilidade, será apresentado no próximo dia 27 de novembro,...

Comentários Recentes