Sob o tema ‘Reescrever a Escrita’ a iniciativa ‘Praça das Liberdades’ recebe no próximo dia 26 de setembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Oeiras, as convidadas Pilar Del Rio, Raquel Ribeiro e Sara Rodi para uma conversa, com a moderação de Nicolau Santos.
➡ Razões políticas, de mercado ou necessidade de adequar os clássicos às sensibilidades modernas devido à utilização de linguagem considerada desatualizada ou ofensiva, estão na origem da prática recente de alterar ou retirar completamente passagens de livros, nomeadamente, descrições físicas, referências étnicas e insultos.
Por outro lado, nas bibliotecas, começam a verificar-se restrições no acesso aos livros que são apenas entregues ao leitor, depois de advertido sobre a linguagem que irá encontrar.
Cientes de que a censura é típica de quem pretende impor uma determinada visão do mundo – e que há que contextualizar cada obra de acordo com a época em que foi escrita – parafraseando Salman Rushdie, “Vivemos num momento em que a liberdade de expressão e a liberdade de publicação nunca estiveram, em todo o meu tempo de vida, tão ameaçadas nos países ocidentais”, no próximo Praça das Liberdades iremos discutir sobre esta temática contando com a presença de profissionais da área.
Entrada Livre | Este evento também será transmitido em direto da página de Facebook do Município de Oeiras e das Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras.