Teve lugar esta sexta-feira, dia 20 de outubro, a Cerimónia de Contratualização para a Reposição de Equipamentos e Infraestruturas Municipais danificadas por cheias e inundações, presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A homologação, pela Ministra da Coesão Territorial, dos contratos para a atribuição de cerca de 22 milhões de euros, celebrados entre a Direção Geral das Autarquias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR-LVT) e os 14 Municípios da Região de Lisboa e Vale do Tejo elegíveis para apoio, decorreu no auditório da sede da CCDR-LVT.
Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Benavente, Lisboa, Loures, Mação, Odivelas, Oeiras, Rio Maior, Seixal, Sintra, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Barquinha são os municípios apoiados, que receberão uma parte do valor atribuído em 2023 e a outra parte em 2024.
“A CCDR-LVT esteve em contacto permanente com os municípios afetados pelas cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para atender as necessidades dos cidadãos da região de Lisboa e Vale do Tejo. Estas verbas permitirão aos concelhos procederem ou darem continuidade à recuperação de infraestruturas e equipamentos públicos afetados por estes fenómenos extremos, prestando assim um melhor serviço à sua população”, afirma Teresa Almeida, Presidente da CCDR-LVT.
Após as cheias e inundações do final de 2022 e início de 2023, o Governo decidiu estabelecer medidas de apoio à administração local para reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações.