11 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Economia Quase metade das empresas em teletrabalho quer manter regime, segundo a CIP

Quase metade das empresas em teletrabalho quer manter regime, segundo a CIP

Quase metade dos mais de 90% das empresas que adotaram o teletrabalho devido à pandemia covid-19 e pretende mantê-lo no futuro, embora apenas de forma parcial na maioria dos casos.

 

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, em parceria com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE desenvolveram um inquérito realizado a quase mil empresas, a maioria micro e pequenas empresas, sendo já o quinto realizado no âmbito do “Projeto Sinais Vitais”.

 

Segundo a Rádio Renascença, entre os resultados divulgados surge que 92% das empresas inquiridas adotaram o regime de teletrabalho no período da pandemia e, destas, 74% optou pelo tempo parcial, enquanto 26% adotou o regime a 100%.

 

As empresas que pretendem adotar o teletrabalho no futuro preferem fazê-lo de forma parcial, já que metade considera preferível ter situações de teletrabalho apenas em dois ou três dias da semana e 22% das empresas preferem manter o teletrabalho em todos os dias da semana, excetuando idas pontuais à empresa.

 

Relativamente à aceitação do teletrabalho por parte dos trabalhadores foi, em 57% dos casos, elevada ou muito elevada, tendo em conta que, das empresas inquiridas, 62% não tinham experiência prévia de teletrabalho, mas em 86% dos casos os processos internos foram facilmente executados.

 

Sobre a produtividade, 43% das empresas consideram que se manteve inalterada durante a prestação em teletrabalho, 16% dizem que piorou e 10% que melhorou, com 31% das empresas a responderem que ainda é cedo para avaliar.

 

Entre as principais vantagens do teletrabalho apontadas naquele inquérito surge os custos de funcionamento/custos das instalações e a motivação dos trabalhadores, apontadas por 27% e 26% das empresas, respetivamente.

Quanto às desvantagens surge a dispersão dos trabalhadores com atividades domésticas e familiares, com 43% de respostas, seguida da falta de comunicação entre equipas (30%).

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes