Sabia que em 2020 a União Europeia (UE) produziu um total de 79,3 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o que corresponde a 177 kg por pessoa? E que as embalagens já representam 40% dos plásticos e 50% do papel utilizado na UE?
As embalagens podem facilitar a conservação e transporte de alimentos, no entanto, a quantidade de embalagens produzidas e que se se transformam em resíduo, tornou-se num grande problema ambiental.
Para consciencializar os cidadãos, o Município de Oeiras associa-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na divulgação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorre entre os dias 18 e 26 de novembro.
♻ Sob o tema ‘Embalagens – Não te deixes embrulhar!’, várias cidades portuguesas irão encorajar e consciencializar a população para a importância de reduzir a produção de resíduos de embalagens, sejam de plástico, papel, madeira ou qualquer outro material. A eliminação de embalagens desnecessárias e o recurso ao reutilizável, sempre que possível, será a melhor solução e não a substituição de embalagens descartáveis de plástico, por embalagens descartáveis de papel ou tecido.
ℹ Para participar de forma individual ou em grupo informe-se aqui sobre as ações que decorrem perto da sua casa.
Saiba o que e quanto consome de embalagens numa semana e como pode reduzir os resíduos. Descarregue o material de apoio:
➡ Instruções
➡ Diário de Embalagens