O Município de Oeiras participou no IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) que decorreu entre 8 e 11 de novembro, em Torres Vedras, representado por uma comitiva do Departamento de Educação e da Divisão de Desporto.
Subordinado ao tema Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!, o evento levou à reflexão conjunta sobre o planeamento, construção e organização das cidades, para que se tornem espaços seguros e agradáveis para os mais pequenos e, deste modo, para todos.
Com um programa vasto, o congresso foi um espaço de partilha e de discussão das diferentes práticas que as cidades membros realizam. Foram oradores das conferências plenárias Carlos Neto, Takaharu Tezuka, Yui Tezuka, Luísa Schmidt, Francisca Benitez, Eduarda Aun, Ariana Cosme e Cecilia Vaca Jones. Para além das conferências, ainda, fizeram parte do programa: uma visita guiada ao espaço exterior da Escola Básica de Ramalhal; um workshop sobre brincar, dinamizado por brincadores locais, no âmbito do programa O rei manda… brincar; e a participação no walkshop A cidade pelos olhos de uma criança, que consistiu em fazer um percurso guiado com um periscópio invertido para observar e experienciar a cidade de uma altura de 95 cm.
Ao longo dos quatro dias do evento, foram apresentadas 80 experiências. No dia 10 de novembro, integrado num painel de Experiências para debate sobre o tema Envolver e participar nas cidades educadoras, foi apresentado, pela técnica da equipa Oeiras Educa+, Ivna Gomes, o projeto ProfTour.
O ProfTour é um projeto intrinsecamente ligado ao Programa Oeiras Educa+ e pretende dar a conhecer aos seus professores os espaços âncora do Concelho, onde se realizam atividades do programa Oeiras Educa+. Oeiras cumpre, assim, a sua função de território educativo, uma Cidade Educadora, Cidade das Crianças, Cidade para Todos! – lema deste Congresso.
O IX Congresso Nacional da RTPCE, que também contou com a presença de mais 65 municípios, terminou com a leitura da sua Declaração Final, assinada por todas as 66 cidades educadoras, que se comprometem “a prosseguir o caminho de uma cidade das crianças, onde todos e todas encontram o seu espaço, onde constroem a coesão social na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, ou seja, numa verdadeira cidade educadora.”