A Câmara Municipal de Oeiras já atribuiu um apoio financeiro de quase 427 mil euros aos comerciantes afetados pelas cheias do ano passado que apresentaram candidatura para beneficiar do apoio municipal.
Um ano depois de o Município de Oeiras ter criado o “Regulamento de Apoio às Intempéries de Dezembro”, que regulariza a atribuição de um apoio financeiro aos empresários locais que viram os seus negócios afetados pelas cheias de dezembro de 2022, sobretudo os da Baixa de Algés, foi aprovado em reunião de Câmara que o prazo de apresentação de candidaturas e requerimentos para este apoio termine no próximo dia 31 de dezembro.
Até agora, o Município de Oeiras recebeu um total de 60 candidaturas, tendo sido 38 delas aprovadas, correspondendo a um apoio financeiro de 426.457,46 euros.
Do total de candidaturas apresentadas, quatro estão em fase de instrução a aguardar entrega de documentos e outras 18 não foram admitidas por não cumprirem os critérios de elegibilidade estipulados pelo regulamento.
De acordo com o regulamento, o valor individual do apoio é calculado com base nos prejuízos sofridos pelos operadores económicos, que tiveram de apresentar um requerimento para o efeito. Os apoios disponibilizados são concedidos de acordo com as seguintes percentagens definidas no respetivo regulamento: entre 20% a 50%.