Oeiras Community Valley. É esta a nova identidade do Programa Oeiras Solidária (POS) que foi apresentada no dia 14 de março, no evento comemorativo dos seus 20 anos, no auditório do Lagoas Park Hotel, que distinguiu também 20 empresas que se têm destacado pelo seu papel mais ativo na realização de iniciativas de responsabilidade social.
Esta transformação de marca foi motivada pela resposta, cada vez mais diversificada, dada pelo POS no contexto da sua rede e que vai além da solidariedade, pretendendo destacar a partir de agora um maior sentido de comunidade.
“Este novo conceito enquadra-se mais na visão estratégia global desenvolvida pelo Município, ligada à inovação e que está representado no Oeiras Valley. A essência do Programa Oeiras Solidária mantem-se, no seu lado social e de cooperação com as empresas, mas agora ganha novo estatuto. As empresas são o motor de desenvolvimento do nosso território, assim como as políticas do Município são essenciais para o reconhecimento de Oeiras e é esta articulação que vai assegurando o sucesso deste programa e que será, seguramente, ainda maior aa partir de agora”, afirmou o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.
O Oeiras Community Valley (OCV) procura maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das empresas, facilitando a ligação à comunidade local e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas.
A comunidade OCV pretende assumir uma personalidade autêntica, acessível, entusiasta e inclusiva, naquele que será o seu contributo de alinhamento com as reais necessidades do território, formação e mentoria em projetos de Responsabilidade Social local ou na organização de iniciativas e eventos exclusivos, com o intuito de promover a partilha de conhecimento e networking colaborativo.
Para este novo conceito transitam as 90 empresas que, no evento, tiveram uma oferta de boas vindas com produtos personalizados e o seu cartão de compromisso.
Num outro momento da comemoração foram distinguidas a Amplifon, a Astrazeneca, a Auchan, a Bayer, a BMW, a CISCO Portugal, a CUF, a DELL, a Federação Portuguesa de Futebol, a FUN Languages, a HP Portugal, o Leroy Merlin, a LG Portugal, a Nestlé Portugal, a Novartis, a PHC-Software, a Seda Ibérica, a SIC Esperança, a Sumol + Compal e a Wellow Group, com os prémios a serem recebidos pelos CEOs e diretores-gerais das respetivas organizações.
Estas empresas que representam o mais alto nível de responsabilidade social, quer interna como externamente, reconhecendo-lhes sensibilidade, responsabilidade e motivação no propósito de atuação, alinhando fortemente a retribuição, social e ambiental, ao território que tanto dá às suas estratégias de negócio, independentemente do setor.
Sobre o Oeiras Community Valley:
Com uma vertente mais abrangente e inovadora, o Oeiras Community Valley pretende construir uma comunidade local com empresas mais responsáveis, conscientes e com maior intervenção socioambiental, por meio da partilha de informação credível e de relações de confiança que transformam a vida das pessoas no concelho de Oeiras.
O conceito será trabalhado de duas formas diferentes: por um lado, o Oeiras Community Valley integrará três conselhos – consultivo, estratégico e grupos de trabalho temáticos.
O conselho consultivo servirá para o suporte de informação e pareceres às iniciativas, através da integração de especialistas e peritos das áreas de abrangência do programa.
O conselho estratégico, que integra os quadros mais altos Município e das empresas, terá como principal objetivo a orientação estratégica e contínua, pensada a longo prazo, e a tomada de decisão.
Por último, a criação de grupos temáticos visa o aprofundamento das empresas para os ODS, sendo o seu trabalho centrado no planeamento, execução e monitorização de projetos e iniciativas específicos, como forma de agregar maior sinergia, longevidade e impacto socioambiental à atividade desenvolvida.
Por outro lado, as entidades desta comunidade, serão certificadas pela sua integração e impacto, através da atribuição de selos distintivos, bem como na atribuição de prémios, de forma a valorizar os que se destacam na dedicação ao território.
Os benefícios dados às empresas que fizeram parte desta comunidade, estão relacionados com o posicionamento na área da Responsabilidade Social com maior impacto; acesso a projetos de relevo; relação de proximidade personalizada; conhecimento credível sobre o território e necessidades da comunidade; articulação estratégica de cooperação; participação/reforço das políticas sociais locais; novas oportunidades de parceria para o Desenvolvimento.
As empresas que quiserem integrar este novo conceito, poderão fazê-lo através de contacto para o email ocv@oeiras.pt
◽ Saiba mais:
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- A cerimónia teve transmissão em direto através do facebook de Oeiras. Assista através do link.