No Dia de Portugal, 10 de junho, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelo Vice-Presidente, Francisco Rocha Gonçalves e pela vereadora Joana Baptista, esteve Praia de Paço de Arcos a fim de inaugurar oficialmente a época balnear nas praias do concelho.
Pela primeira vez, todas as praias do concelho de Oeiras foram galardoadas com a Bandeira Azul. As praias de Santo Amaro de Oeiras, Torre, Paço de Arcos e Caxias, tendo estas últimas bandeira azul pela primeira vez.
As praias do concelho abrem assim oficialmente aos banhistas, cumprindo todas as medidas de segurança segundo as orientações de saúde face ao COVID-19.
Para cumprimento da legislação em vigor e por forma a garantir as melhores condições de segurança aos banhistas, o Município de Oeiras realizou um investimento superior a 400 mil euros nas seguintes medidas:
- Assistência a banhistas, através da contratação de 22 nadadores-salvadores e todos os equipamentos necessários para o efeito;
- Limpeza e desinfeção regular dos equipamentos e principais superfícies de contacto (tampas dos ecopontos, chuveiros, lava-pés, instalações sanitárias, papeleiras e corrimões);
- Colocação de instalações sanitárias de apoio à prática balnear na Praia de Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias;
- Instalação de um conjunto de painéis informativos nos parques de estacionamento e nas entradas das praias, onde terá informação sobre as entradas e saídas disponíveis, equipamentos de apoio à prática balnear, corredores de circulação e zonas reservadas a grupos escolares e pessoas com mobilidade reduzida;
- Sistema de semáforos e sinalética de contagem da capacidade de carga de cada praia. Este sistema estará ligado à App Info Praia para consultar, a partir de casa, a ocupação de cada praia, mesmo antes de sair de casa.
Importa referir que foi definido pela Agência Portuguesa do Ambiente a capacidade máxima em cada praia de Oeiras:
Praia da Torre – Limite de 3.000 utilizadores
Santo Amaro de Oeiras – Limite de 4.100 utilizadores
Paço de Arcos – Limite de 1.000 utilizadores
Caxias – Limite de 1.700 utilizadores
Para que seja possível respeitar a capacidade máxima de cada praia, que garanta o distanciamento social de segurança, foram limitadas as entradas no areal através da colocação de baias.
Por outro lado, os parques de estacionamento informais, foram também fechados, como é o caso da Fontaínhas. No que respeita aos parques de estacionamento formais, foram limitados os dias de utilização, como é o caso do estacionamento do Jardim Municipal de Oeiras que estará encerrado aos fins de semana e feriados.