Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, a Etapa II do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2024. Na etapa das ilhas, o CMCS confirmou a tendência e mostrou-se muito forte, vencendo e reforçando a liderança da classificação geral.
Foi a segunda vitória do CMCS na presente temporada, assim como a segunda vitória consecutiva em etapas decorridas nos Açores. O CMCS conquistou 3 medalhas: duas de ouro e uma de bronze. O Clube Oeirense conquistou igualmente duas medalhas no Campeonato Nacional de Esperanças de Mar II: uma de ouro e uma de bronze.
A Canoagem Nacional, na sua vertente de Mar, viajou no passado fim-de-semana para a habitual etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar em terras açoreanas. Numa prova com vários contratempos face às difíceis condições meteorológicas, o Clube do Mar Costa do Sol – CMCS conseguiu superar toda a concorrência e repetir a vitória que em abril de 2023 havia conquistado também na Ilha Terceira, mais especificamente em Angra do Heroísmo. Esta vitória na etapa II da competição juntou-se igualmente à vitória da equipa Oeirense na etapa I, em Portimão.
Com uma equipa de 15 atletas a competirem em 9 embarcações, o CMCS conquistou três medalhas:
Sara Sotero (SS1 Sénior Feminino) – Ouro (1°)
Anderson Silva/Bruno Raposo de Almeida/Danielle Pires/Fabiana Perrone/Luana Padilha e
Silva/Rafael Carneiro (OC6) – Ouro (1°)
João Alves da Silva (SS1 Sub23 Masculino) – Bronze (3°)
Os restantes atletas do Clube do Mar obtiveram as seguintes classificações:
SS1 Sénior Masculino:
João Santos – 4°
Francisco Dias – 8°
Tomé Hamard – 13°
Henrique Marcelino – 17°
SS1 Júnior Masculino:
André Sancho – 6°
SS2 Absoluto Misto
Afonso Gaspar/Margarida Gaspar – 4°
Com estes resultados alcançados e com nova vitória nesta etapa II do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2024, o CMCS reforçou o primeiro lugar da classificação geral da competição, estando mais perto de conquistar o ambicionado Bicampeonato.
Na manhã do mesmo dia, a praia de Angra do Heroísmo (Terceira, Açores) recebeu igualmente, e pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Nacional de Esperanças de Mar. Na segunda etapa da estreante prova em 2024, o Clube do Mar Costa do Sol – CMCS apresentou-se com 4 atletas, conquistando duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze.
Os atletas do Clube Oeirense obtiveram as seguintes classificações:
Manuel Duque (SS1 Infantil A Masculino) – 1° (ouro)
Nolan Marcelino (SS1 Infantil B Masculino) – 3° (bronze)
Alfredo Santiago (SS1 Cadete Masculino) – 5°
Alberto Santiago (SS1 Cadete Masculino) – 8°
O Clube Oeirense melhorou notavelmente os seus resultados individuais, comparando com os obtidos na primeira etapa da competição, terminando a etapa na 5ª posição da classificação por equipas.