‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de maio
5 maio
‘À 1.45’
‘Sabotage’
(1936) 76 minutos
com Sylvia Sidney, Oskar Homolka, John Loder. Verloc, o gerente de um cinema do West End londrino, é o chefe secreto de um bando de agitadores estrangeiros que planeiam destruir a Rede Metropolitana de Londres. A sua próxima missão será deixar uma bomba altamente poderosa na estação de Piccadilly Circus. O plano corre mal e algo de muito trágico se irá passar quando a bomba explode e mata o rapaz que a transporta, juntamente com os ocupantes do autocarro em que segue.
12 maio
‘Jovem e Inocente’
‘Young and Innocent’
(1937) 80 minutos
com Nova Pilbeam, Derrick De Marney, Percy Marmont
Christine Clay é uma famosa atriz que sofre com os ciúmes do seu ex-marido que a acusa de manter um relacionamento com o jovem escritor Robert Tisdall. Na manhã seguinte, Christine aparece morta na praia e Robert corre em busca de auxílio. Quando a polícia chega, constata que a mulher fora asfixiada com um cinto e duas banhistas acusam Robert.
19 maio
‘Desaparecida!’
‘The Lady Vanishes’
(1938) 96 minutos
com Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas
Colocando a tónica no humor, o filme narra uma história de espionagem clássica que envolve um grupo de nazis e uma velha e fleumática senhora inglesa num comboio que atravessa a região dos Balcãs.
26 maio
‘A Pousada da Jamaica’
‘Jamaica Inn’
(1939) 108 minutos
com Charles Laughton, Maureen O’Hara, Leslie BanksO último filme da fase britânica de Hitchcock, feito já com um pé na América. É a história de uma órfã irlandesa na costa da Cornualha no século XVIII, vivendo numa sinistra mansão que abriga um bando responsável pelos naufrágios na costa.
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565