‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 15h30.
A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm “Cinderela” e a peça “King John” de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de “Trilby and Little Billee” em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário.
Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth, John le Carré estão entre os mais adaptados.
E alguns dos filmes mais marcantes das últimas décadas e dos maiores sucessos de bilheteira como ‘It’, ‘The Godfather’, ‘The Silence of the Lambs’, ‘The Lord of the Rings’, ‘The Shawshank Redemption’, a série de ‘Harry Potter’, ‘The Wizard of OZ’, ‘Gone with the Wind’, ‘The Shining’, ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, ‘The Devil Wears Prada’, ‘Schindler’s List’, ‘The Hunger Games’, ‘The Chronicles of Narnia’, ‘Forrest Gump’, ‘Jurassic Park’, ‘The French Connection’, ‘Solaris’, ‘Raging Bull’, ‘Breakfast at Tiffany’s’, ‘The Talented Mr. Ripley’, ‘Ben-Hur’, ‘L.A. Confidential’, ‘The Remains of the Day’, ‘Doctor Zhivago’, ‘No Country for Old Men’, ‘Fight Club’, ‘The Exorcist’ nasceram todos de livros. Assim como algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial como Sherlock Holmes.
Também o cinema português desde muito cedo foi beber à literatura logo com uma primeira adaptação de ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ de Júlio Dinis feita por George Pallu em 1920. Desde então muitos foram os autores adaptados: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Júlio Dantas, Leão Penedo, Vicente Sanches, Vergílio Ferreira, José Cardoso Pires, Mário Zambujal, Lídia Jorge, entre muitos outros.
A masterclass ‘Da Palavra à Imagem’ pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos.
Frederico Corado (realizador e encenador)
🔹 7 maio
‘O REGRESSO A HOWARDS END’ (Howards End);Drama, 1992, GB/JAP; de James Ivory; com Vanessa Redgrave, Anthony Hopkins, Emma Thompson; 137 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Howards End”, de E.M. Forster
Depois da morte da matriarca da família Wilcox, Ruth, a sua família esconde que ela desejava deixar Howards End, uma abastada e típica casa de campo inglesa, pela qual Ruth tinha uma grande estima, como herança para Margaret Schlegel, de quem se tornara grande amiga nos últimos meses de vida.
🔹 14 maio
‘O TERCEIRO HOMEM’ (The Third Man);Suspense, 1949, GB; de Carol Reed; com Alida Valli, Joseph Cotten, Orson Welles; 104 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “The Third Man”, de Graham Greene
Holly Martins, velho escritor de romances de “cowboys”, viaja para a Viena do pós-guerra a convite do seu ex-colega da escola Harry Lime, que lhe prometeu trabalho. Mas quando lá chega, descobre que Lime morreu num estranho acidente de viação. Martins resolve então desvendar o que realmente aconteceu ao seu amigo.
🔹 21 maio
‘UM CRIME REAL’ (True Crime); Thriller, 1999, EUA; de Clint Eastwood; com Isaiah Washington, James Woods, Clint Eastwood; 126 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “True Crime”, de Andrew Klavan
Steve Everett, é um jornalista de um periódico de Oakland, famoso pelos artigos que escreve sobre crimes e pelas revelações que as suas investigações originam. Só que um dia o jornalista mulherengo e viciado na bebida depara-se com uma situação mais complicada: descobre provas que ilibam um condenado à morte e tem apenas 24 horas para provar a sua inocência. Se não o fizer ele será executado.
🔹 28 maio
‘CASAMENTO ESCANDALOSO’ (The Piladelphia Story); Romance/Comédia, 1940, EUA; de George Cuckor; com Cary Grant, James Stewart, Katharine Hepburn; 112 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “The Philadelphia Story”, de Philip Barry
Macauley Connor está farto de bisbilhotar a vida das pessoas e, desta vez, está disposto a dizer ao chefe que vai deixar a “Spy”, a maldita revista do coração onde trabalha. O que ele gosta é de escrever a sério e já é altura de pensar no seu segundo livro. Elizabeth Imbrie, a fotógrafa que o costuma acompanhar duvida que seja desta que ele se despede. Mas, as razões do coração, levam-na a apoiá-lo. Quando chegam ao gabinete do diretor, Mike vai direto ao assunto, mas o chefe tem uma na manga.
Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras
Terças-feiras, 15h30
Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h00. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565