O Município de Oeiras informa que a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Oeiras, foi classificada como Monumento de Interesse Público (MIP), incluindo o património móvel integrado.
A classificação da Igreja Matriz de Oeiras, localizada em pleno Centro Histórico da Vila, no Largo 5 de Outubro, como MIP, está disponível para consulta através da Portaria nº 158/2024.
A atual igreja matriz foi construída de 1702 a 1744, sendo inaugurada incompleta em 7 de setembro deste mesmo ano, tendo sido considerada como concluída em 1748.
O arquiteto régio João Antunes, figura maior do Barroco Nacional, foi o autor da planta desta igreja que, em nível artístico, é uma das mais importantes construções nacionais da época.
O interior da Igreja Matriz de Oeiras possui alguns elementos que se destacam, tais como: a pia batismal, obra do mestre Matias Duarte, com o pé de pedra bastarda e o corpo de pedra lioz, o lavatório da sacristia, os púlpitos e as pinturas que ornamentam a igreja matriz.
No seu conjunto a Igreja Matriz de Oeiras constitui um exemplo emblemático do barroco joanino tardio, detendo um património integrado composto por valiosos testemunhos.
Para mais informações sobre a classificação consulte a Portaria n.º 158/2024.
Saiba mais no link: www.patrimoniocultural.gov.pt