A Novartis Portugal vai lançar um podcast, com episódios mensais, dirigido a profissionais de saúde, de diferentes áreas, que lidam com a patologia respiratória. Os programas vão abordar a patologia de uma forma transversal e vão envolver as especialidades de Medicina Geral e Familiar, Imunoalergologia, Pneumologia e Medicina Interna.
O arranque do projeto será marcado pela emissão de um pograma dedicado ao tema “Câmaras expansoras: quando e como?”, no qual serão envolvidas as especialidades de Pneumologia e Medicina Interna, e que conta com a participação especial de João Porto, médico especialista em Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
“Neste momento, todos nós estamos a investir muito no virtual – médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, indústria farmacêutica – e, de uma forma geral, as sociedades científicas estão todas a embarcar nesta tendência de webinars, formação e conteúdos online. A principal vantagem: à hora que nós queremos e pudermos, vamos ao site e podemos assistir a uma aula ou a uma formação, ou ouvir um podcast. Portanto, podemos [aceder à informação] de uma forma mais fácil, muito mais confortável, e quando quisermos. Creio que esta é uma iniciativa excelente e que tem futuro mesmo quando acabar este panorama do novo coronavírus. É uma iniciativa louvável e que deve ser continuada”, refere João Porto.
Neste primeiro programa vai haver espaço para falar sobre a produção de aerossóis e cuidados a ter, o papel das câmaras expansoras e as suas indicações, as diferenças entre as câmaras expansoras e acessórios, os inaladores a usar com câmaras expansoras e os cuidados a ter com a limpeza e manutenção destes dispositivos médicos.
Na opinião de Roberto Abi Rached, diretor médico da Novartis, “este projeto constitui uma importante aposta no esclarecimento e atualização em relação às várias patologias do foro respiratório. Esta é uma iniciativa pioneira no seio da indústria farmacêutica que, através de um formato dinâmico e atual, surge com o principal objetivo de promover a partilha de informação entre a comunidade médica e, assim, ajudar a melhorar a qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos”.
Desenvolvido em parceria com a News Farma, o podcast estará disponível em Medhub.pt, nas redes Novartis (Novartis.pt, LinkedIn e Twitter), no Spotify, na Apple podcast e nos canais NewsFarma. Os episódios do podcast são mensais e têm uma duração aproximada de 10 a 15 minutos.