18.3 C
Oeiras Municipality
Sex 22 Novembro 2024
Inicio Sociedade Escola Secundária Sebastião e Silva acolheu Entrega de prémios do PEAS 2023/2024...

Escola Secundária Sebastião e Silva acolheu Entrega de prémios do PEAS 2023/2024 dos SIMAS Oeiras e Amadora

A Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, acolheu, uma vez mais, a cerimónia de entrega de prémios do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS).

A cerimónia decorreu esta quarta-feira, 29 de maio e marca o culminar de mais um ano letivo dedicado à sensibilização ambiental, este ano com destaque para a temática “Na Sanita, não”.

O foco deste ano do PEAS foi nas consequências do descarte indevido de resíduos no sistema de águas residuais, alertando para a importância de uma correta utilização das sanitas e canalizações residenciais.
O programa teve um impacto significativo, esteve presente em 53 escolas, envolvendo um total de 9.874 alunos e 405 professores de 457 turmas.

A cerimónia contou com a presença da Presidente dos SIMAS, Joana Baptista e dos vogais Catarina Dão e Luís Lopes, que destacaram a importância da educação ambiental e felicitaram os vencedores pelos seus excelentes trabalhos.

Para Joana Baptista, recentemente nomeada Presidente do Conselho de Administração dos SIMAS Oeiras e Amadora, “foi um enorme prazer chegarmos a este auditório e constatarmos uma comunidade feliz, coesa e que está imbuída de um espírito das melhores práticas.

Ao Oeiras Digital, a também Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras acrescentou que o tema apresentado este ano vem “descomplicar este tema entre os mais jovens”. “Apresentaram trabalhos incríveis, com uma enorme criatividade e hoje conseguimos congratular os melhores trabalhos das escolas de Oeiras e da Amadora”.

Para Luís Figueiras, responsável pelo Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), este era um tema “complexo” mas com “muita importância”. “Foi um tema desafiante e os alunos corresponderam da melhor forma, tanto que foi o ano em que atingimos mais alunos, cerca de 10 mil alunos, nunca tínhamos atingido este número e foi um programa que correu muito bem”.

O responsável considera que esta é a geração do futuro, pelo que realça a importância de serem demonstradas as boas práticas. “Temos de correr contra o tempo, porque as alterações climatéricas, os oceanos cheios de plástico, são assuntos que têm de ser travados”.

Termina sublinhando que “eles sim são a grande aposta que devemos fazer para que o planeta fique mais saudável”.

- PUB -

Os mais lidos

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Mercado de Carnaxide recebe ‘Gosto pelos Mercados’

Os 50 anos do 25 de Abril celebram-se, mais uma vez, com o evento ‘Gosto dos Mercados’, que se realiza dia 23 de novembro,...

Templo da Poesia recebe Documentário ‘A Cor da Liberdade’

O documentário ‘A Cor da Liberdade’ vai ser apresentado no próximo sábado, dia 23 de novembro, pelas 21h, no Templo da Poesia, no Parque...

Comentários Recentes