A Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, acolheu, uma vez mais, a cerimónia de entrega de prémios do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS).
A cerimónia decorreu esta quarta-feira, 29 de maio e marca o culminar de mais um ano letivo dedicado à sensibilização ambiental, este ano com destaque para a temática “Na Sanita, não”.
A cerimónia contou com a presença da Presidente dos SIMAS, Joana Baptista e dos vogais Catarina Dão e Luís Lopes, que destacaram a importância da educação ambiental e felicitaram os vencedores pelos seus excelentes trabalhos.
Para Joana Baptista, recentemente nomeada Presidente do Conselho de Administração dos SIMAS Oeiras e Amadora, “foi um enorme prazer chegarmos a este auditório e constatarmos uma comunidade feliz, coesa e que está imbuída de um espírito das melhores práticas.
Ao Oeiras Digital, a também Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras acrescentou que o tema apresentado este ano vem “descomplicar este tema entre os mais jovens”. “Apresentaram trabalhos incríveis, com uma enorme criatividade e hoje conseguimos congratular os melhores trabalhos das escolas de Oeiras e da Amadora”.
Para Luís Figueiras, responsável pelo Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), este era um tema “complexo” mas com “muita importância”. “Foi um tema desafiante e os alunos corresponderam da melhor forma, tanto que foi o ano em que atingimos mais alunos, cerca de 10 mil alunos, nunca tínhamos atingido este número e foi um programa que correu muito bem”.
O responsável considera que esta é a geração do futuro, pelo que realça a importância de serem demonstradas as boas práticas. “Temos de correr contra o tempo, porque as alterações climatéricas, os oceanos cheios de plástico, são assuntos que têm de ser travados”.
Termina sublinhando que “eles sim são a grande aposta que devemos fazer para que o planeta fique mais saudável”.