A exposição ‘Com Máscaras. Sem Máscaras. Pelo Caminho’ estará patente de 6 a 23 de junho, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
O projeto artístico e curatorial ‘Com Máscaras. Sem Máscaras. Pelo Caminho’, da pintora Adelaide Oliveira (Moçambique, 1954), residente em Linda-a-Velha desde 1981, será apresentado nas galerias do Palácio dos Aciprestes, sede da Fundação Marquês de Pombal. Esta exposição revela o sentir da artista ao longo do caminho da vida, exortando o percurso da delicadeza e inocência de uma infância passada em Moçambique. Entre labirintos de sonhos e máscaras, Adelaide Oliveira faz o seu caminho como aprendiz, até que o crepúsculo se anuncia.
Pintora de almas e poeta, Adelaide transpõe para as telas um profundo sentimento de memórias que vão além do tempo. A vida, desde o primeiro grito até às conversas dos sábios, desenrola-se numa narrativa de cor que supera a descrição não completamente mimética dos seus quadros.
O pintor francês pós-impressionista Paul Gauguin (1848–1903) exerce uma influência significativa nas pinturas apresentadas, revelando as origens africanas da pintora através da intensidade das cores e da representação da mulher como divindade e mãe.
A obra pictórica de Adelaide Oliveira explora também o género do retrato e, num registo original de desenhos sobre porcelana, apresenta pela primeira vez a coleção ‘Baile de Máscaras’. Esta coleção caricatura com humor os altos e baixos da vida, quer nas relações amorosas difíceis, quer no prazer da partilha de momentos com amigos.
A exposição estará aberta gratuitamente ao público até 23 de junho, das 10h às 17h, nos dias úteis. É necessária marcação prévia para garantir a visita.