O Operafest cumpre este ano a sua 5ªedição e pela primeira vez vai realizar-se no concelho de Oeiras, mais concretamente nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, durante sete dias em agosto.
Esta edição arranca nos sumptuosos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, novo palco de ópera em Oeiras, com duas pérolas veristas: “Cavalleria rusticana” de Mascagni e “Palhaços” de Leoncavallo e ainda em estreia nacional, para os mais novos, o contópera “O Polegarzinho”de Isabelle Aboulker, de 22 a 31 de agosto.
O festival de ópera independente “fora da caixa” liderado pela soprano Catarina Molder e produzido pela Ópera do Castelo, cruzando tradição e vanguarda, é partilhado com o concelho de Lisboa, onde se irá realizar no anfiteatro ao ar -livre da Fundação Calouste Gulbenkian.
A 5ª edição do festival do OPERAFEST rege-se sob o mote do “Instinto fatal”, evocando a nossa atração irremediável para situações limite, da passagem para um ponto de não retorno que deita tudo a perder e hoje mais do que nunca, estamos na eminência da nossa total destruição. Celebra ainda os 500 anos de nascimento da maior figura cultural portuguesa e um dos maiores poetas de todos os tempos e pai do português moderno, o genial e fascinante Luiz Vaz de Camões.