A sessão pública de esclarecimento do Plano de Ação Energia e Clima de Oeiras (PAECO 2030+) realizou-se nesta sexta-feira, dia 19 de julho, na Sala Multiusos do Palácio dos Anjos, em Algés. A sessão foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, sendo acompanhada pela Vereadora com pelouro das Alterações Climáticas, Filipa Laborinho, e pelo Executivo Municipal.
A apresentação do PAECO 2030+ foi feita por Rui Henriques, da Irradiare, parceiros do Município na preparação deste documento fundamental para a definição das estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas no concelho. No final da sessão, o público teve a oportunidade de participar apresentando as suas dúvidas e questões.
O PAECO 2030+ visa promover um desenvolvimento urbano sustentável e aumentar a resiliência local aos impactes climáticos previstos. Este documento integra um conjunto de ações concretas que pretende fortalecer a resiliência das infraestruturas e da comunidade face aos desafios climáticos esperados. Este plano está alinhado com os compromissos de neutralidade carbónica até 2050, estabelecidos tanto a nível europeu como nacional, e visa alcançar uma redução de 70% nas emissões de carbono até 2030, em comparação com os níveis de 2008.
A consulta pública deste plano está a decorrer desde 5 de junho até 30 de setembro de 2024. Neste período, a população e as partes interessadas têm a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões para a versão final do PAECO 2030+.