‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de agosto
4 agosto
‘O Caso Paradine’
‘The Paradine Case’
(1947) 112 minutos
Com Gregory Peck, Ann Todd, Charles Laughton.
Um juiz insensível e libidinoso tem nas suas mãos a vida ou a morte de uma mulher acusada de ter envenenado o marido, e o futuro do seu advogado.
11 agosto
‘A Corda’
‘Rope’
(1948) 80 minutos
Com James Stewart, John Dall, Farley Granger.
Dois jovens estrangulam até a morte um ex-colega de faculdade no seu apartamento, querendo provar a sua superioridade ao cometerem o “assassinato perfeito”. Depois de esconder o corpo num um baú de madeira, oferecem um jantar no local do crime.
18 agosto
‘Sob o Signo do Capricórnio’
‘Under Capricorn’
(1949) 117 minutos
Com Ingrid Bergman, Joseph Cotten, Michael Wilding.
Em 1831 o irlandês Charles Adare viaja para a Austrália, local de degredo para condenados, para começar uma nova vida. Ao chegar conhece o poderoso Sam Flusky e descobre que a esposa deste foi sua colega de infância. Bela e instável, Henrietta é agora uma atormentada alcoólatra e sua reaproximação de Charles desperta ciúmes em Sam.
25 agosto
‘Pânico nos Bastidores’
‘Stage Fright’
(1950) 110 minutos
Com Marlene Dietrich, Jane Wyman, Richard Todd.
Jonathan Cooper é acusado de ter morto o marido da sua amante, a atriz Charlotte Inwoo. Afirmando ser Charlotte a verdadeira culpada, ele consegue esconder-se com a ajuda da amiga Eve Gill, que, intrigada com o caso, decide investigar o crime.
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565