O Operafest cumpre este ano a sua 5ª edição e pela primeira vez vai realizar-se em Oeiras, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, durante sete dias em agosto.
A edição deste ano irá transportá-lo para um mundo de paixão e drama.
O festival de ópera independente ‘fora da caixa’ liderado pela soprano Catarina Molder e produzido pela Ópera do Castelo, cruzando tradição e vanguarda, é partilhado com o concelho de Lisboa, onde se irá realizar no anfiteatro ao ar-livre da Fundação Calouste Gulbenkian.
A 5ª edição do festival do OperaFest rege-se sob o mote do ‘Instinto fatal’, evocando a nossa atração irremediável para situações limite, da passagem para um ponto de não retorno que deita tudo a perder e hoje mais do que nunca, estamos na eminência da nossa total destruição. Celebra ainda os 500 anos de nascimento da maior figura cultural portuguesa e um dos maiores poetas de todos os tempos e pai do português moderno, o genial e fascinante Luiz Vaz de Camões.
Conheça programação do Operafest em Oeiras:
🔹 ‘Cavalleria rusticana’, de Pietro Mascagni, e ‘Pagliacci’, de Ruggero Leoncavallo
🗓️ 22, 24 e 26 de agosto, às 21h
📍 Jardins do Palácio do Marquês de Pombal
Com narrativas que abordam temas de amores impossíveis, estas duas obras-primas de um ato, enaltecem a verdade do sentimento e do canto, com emoções verdadeiras em que a tragédia é retratada sem embelezamentos, tendo como protagonistas aldeões pobres, trabalhadores de campo, donos de tabernas, lavadeiras ou palhaços de circo.
🔹 ‘O Polegarzinho’, de Isabelle Aboulker
🗓️ 28, 29, 30 e 31 de agosto, às 21h
📍 Jardins do Palácio do Marquês de Pombal
Um contoópera que conta a história de um irmão mais pequeno que todos os irmãos, mais esperto e mais destemido, enfrenta todos os males, quando são abandonados na floresta pelos próprios pais, onde todos os perigos espreitam e que em busca de ajuda, acabam por cair no covil do pior predador de todos – o Ogre. Com este espetáculo pretende-se criar uma metáfora para o crescimento em que temos de enfrentar o mundo real, onde nada é o que parece e como certos seres humanos conseguem passar, como por magia, por cima dos obstáculos mais intransponíveis.
🔹 Máquina Lírica – Aulas de canto
🗓 24, 25, 31 de agosto e 1 de setembro, das 11h às 18h
📍 Jardins do Palácio do Marquês de Pombal
Depois do sucesso e adesão em edições anteriores do Operafest Lisboa, as aulas de iniciação ao processo sempre fascinante de auto-descoberta vocal para “potenciar o cantor de ópera que há em si”, estão de regresso para todos as idades, para fazer emergir novos talentos e novos amantes do apaixonante processo vocal.