Oeiras está de parabéns pelo reconhecimento internacional do documentário ‘Silvestres’, produzido no âmbito dos EEA Grants e promovido pelo Município de Oeiras. O filme realizado por Miguel Cortes Costa e Carolina Castro Almeida conquistou o Prémio Ivan Chersky para ‘Melhor Filme Popular de Ciência’ no 23º Baikal International Film Festival, na Rússia.
O documentário narra a história de uma vila em crescimento, moldada pela herança agrícola do Marquês de Pombal, enquanto destaca o trabalho de uma equipa dedicada à recuperação da biodiversidade. A produção foca-se no projeto ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’, em especial na recuperação de prados de flores silvestres e na conservação da vida selvagem na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal. O projeto ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade no Município de Oeiras’ tem vindo a ser desenvolvido desde 2021 na Quinta de Cima do Marquês de Pombal.
O Baikal International Film Festival é um dos mais prestigiados no âmbito da temática ambiental e reuniu 30 filmes de 11 países, celebrando produções que abordam a relação entre o homem e a natureza.
A edição deste ano teve lugar em vários pontos culturais de Irkutsk, incluindo cinemas, museus e planetários, reforçando o compromisso com a difusão de valores ecológicos através da sétima arte.
A antestreia do documentário ocorreu a 29 de abril em Oeiras, e o trailer pode ser visto aqui.