A estratégia de mobilidade de Oeiras foi apresentada nesta terça-feira, dia 5 de novembro, no Templo da Poesia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, entre outros.
“Nas últimas décadas Oeiras deixou de ser apenas um município dormitório para ter uma visão própria e um planeamento a longo prazo”, começou por destacar a Vereadora Joana Baptista.
A estratégia apresentada assenta não só numa mobilidade mais eficiente e sustentável para o concelho, mas numa visão metropolitana a ligar os principais concelhos que rodeiam o município de Oeiras. Na ocasião, o Presidente da Parques Tejo, Rui Rei, destacou o papel de complementaridade daquela empresa municipal como o trabalho desenvolvido pela TML, entidade responsável pela gestão do serviço público de transportes rodoviários da Área Metropolitana de Lisboa.
Em destaque esteve ainda a aplicação ‘Oeiras Move’ com mais oferta de mobilidade sustentável, com bicicletas e trotinetes partilhadas, com benefícios de períodos de estacionamento gratuito para munícipes com dístico ou inscritos na aplicação, e o carregamento para carros elétricos.
O evento contou ainda com dois painéis temáticos. O primeiro abordou o impacto de drones e da Inteligência Artificial na mobilidade, enquanto o segundo debateu o tema ‘Grandes Desafios da Mobilidade nas Áreas Metropolitanas’, com a presença de figuras como Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Nuno Piteira Lopes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Carlos Humberto Carvalho, Primeiro-secretário Metropolitano.
Esta iniciativa vem assim marcar o pontapé de saída para o Portugal Mobi Summit, cujas próximas edições acontecerão em Oeiras.
O evento foi transmitido em direto na página de Facebook do Município de Oeiras, onde os interessados poderão assistir.