O Município de Oeiras foi novamente distinguido pelo seu compromisso com a sustentabilidade, recebendo o Diploma Bandeira Verde ECOXXI 2024 numa cerimónia realizada a 28 de novembro. O galardão foi entregue por José Archer, Presidente da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), à Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Filipa Laborinho.
Com uma pontuação de 92,8%, significativamente acima da média nacional de 73%, Oeiras destacou-se como um dos dois municípios a ultrapassar os 90% no índice geral. Este desempenho posiciona o município no TOP + em 11 dos 21 indicadores que avaliam diversas dimensões de sustentabilidade, incluindo:
◾ Emprego – Indicador 6
◾ Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável – Indicador 7
◾ Alterações Climáticas – Indicador 9
◾ Saúde e Bem Estar – Indicador 10
◾ Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana – Indicador 11
◾ Qualidade do Ar e Informação ao Público – Indicador 14
◾ Qualidade do Ambiente Sonoro – Indicador 15
◾ Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos – Indicador 17
◾ Valorização do papel da Energia na Gestão Municipal – Indicador 18
◾ Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural – Indicador 20
◾ Turismo Sustentável – Indicador 21
A edição de 2024 contou com 62 candidaturas, das quais 61 municípios (98,4% dos participantes) receberam a Bandeira Verde, demonstrando um elevado nível de compromisso das autarquias portuguesas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para obter o galardão, os municípios submetem informações sobre as políticas e ações de sustentabilidade implementadas no ano anterior, sendo as mesmas avaliadas por uma comissão composta por mais de 50 especialistas representando 25 instituições nacionais. Apenas os municípios que alcançam um índice acima de 50% são distinguidos.
A Bandeira Verde ECOXXI é um símbolo de boas práticas ambientais e compromisso com o desenvolvimento sustentável, reconhecendo o esforço contínuo das autarquias em alinhar as suas políticas com os ODS.
Para mais informações, consulte o link: ECOXXI – Municípios no percurso da Sustentabilidade.