Nos últimos três meses, mais de mil crianças e jovens de Oeiras participaram em atividades promovidas no âmbito do projeto ‘Engenharia para Todos’. O Instituto Superior Técnico (IST) Oeiras, em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e a Câmara Municipal de Oeiras promovem, junto das escolas de do concelho, diversas iniciativas para aproximar a atividade científica à sociedade.
Construir um braço robótico, planear uma cidade inteligente e imprimir filetes de peixe – estas foram algumas das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto que aposta, entre outros, no apoio a clubes de ciência nas escolas. Atualmente, três clubes em Oeiras estão a desenvolver o projeto Smart City, no qual os alunos aprendem a modelar em 3D, a montar circuitos elétricos e programar em Arduino para dar vida à sua cidade. Estes clubes contam, pelo menos uma vez por mês, com o acompanhamento de estudantes do IST, através do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica e do ROB 9-16, um clube de robótica e eletrónica.
O projeto ‘Engenharia para Todos’ vai retomar o projeto ‘Lab In A Box’, impulsionado pelo IST, aplicado às escolas, onde as crianças realizam pequenas experiências com kits de baixo custo e fácil transporte. Neste sentido, está prevista a formação a professores (1º e 2º ciclo) para que estes possam explorar o conteúdo curricular com as suas turmas de forma mais prática, recorrendo a estes kits para realizar experiências ao longo do ano.
Com os estudantes do 12º ano, será implementado um projeto de mentoria que incentivará estes alunos a desenvolver os seus próprios projetos, com acompanhamento de investigadores do IST ao longo do ano letivo. Haverá ainda uma aposta em projetos de ciência cidadã, entre os quais está a medição da qualidade do ar nas escolas em parceria com o Programa Ciência + Cidadã e a InovLabs (adicionar link).
No futuro, estão planeadas atividades do ‘Engenharia para Todos’ envolvendo públicos sénior, tais como integrar uma bolsa de voluntariado para apoiar a investigação em robótica, inteligência artificial e jogos digitais, ou mesmo a participação em iniciativas como visitar os laboratórios do IST, receber cientistas para palestras e workshops nas Universidades Sénior, ou assistir ao Encontro dos Clubes de Ciência de Oeiras.