A 47ª Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS), da Rede Social de Oeiras, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, no dia 5 de fevereiro.
A sessão, presidida pela Presidente do CLAS e Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Bacelar, teve como objetivo a apresentação e aprovação dos documentos de planeamento da Rede Social de Oeiras: Diagnóstico Social 2023 e Plano de Desenvolvimento Social 2025/2029.
A Rede Social tem como um dos seus propósitos combater a exclusão social e eliminar as suas diversas manifestações, o que levou as instituições e os agentes sociais locais a reconhecerem a necessidade de unir esforços em torno de políticas sociais integradas, através de uma atuação coordenada e harmonizada.
Neste contexto, a Rede Social tem desempenhado um papel essencial na prevenção de problemáticas sociais, permitindo uma identificação atempada das necessidades e a mobilização dos recursos e serviços mais adequados, garantindo respostas ajustadas à realidade de cada território.
Neste sentido, a aprovação dos documentos de planeamento da Rede Social de Oeiras irá assegurar que as estratégias de intervenção sejam ajustadas ao território, com um foco contínuo na monitorização, avaliação e adaptação das políticas públicas às necessidades emergentes.