9.7 C
Oeiras Municipality
Qua 12 Fevereiro 2025
Inicio Tecnologia ISQ. Fusão Nuclear: uma fonte de energia limpa

ISQ. Fusão Nuclear: uma fonte de energia limpa

A fusão nuclear é frequentemente vista como uma potencial fonte de energia limpa, segura e praticamente inesgotável. Não emite dióxido de carbono (CO₂) ou outros gases de efeito estufa diretamente. Gera resíduos radioativos mínimos e de curta duração em comparação com a fissão nuclear (energia nuclear tradicional). Ao contrário da fissão nuclear, a fusão não apresenta risco de reações em cadeia fora de controle.

Os recursos disponíveis (deutério e lítio para gerar trítio) são suficientes para responder à procura energética global durante séculos. O Deutério, por exemplo, é extraído da água e o Lítio encontra-se em abundância na crosta terrestre e nos oceanos.

Mas apesar das suas vantagens, a fusão nuclear ainda enfrenta desafios técnicos e financeiros. Por um lado, é necessário atingir temperaturas de milhões de graus Celsius para que os núcleos se fundam e isso requer equipamentos avançados como tokamaks ou reatores estelares. No plano financeiro, projetos de pesquisa e desenvolvimento como o ITER (Reator Experimental Termonuclear Internacional), implicam investimentos avultados.

Serão necessárias algumas décadas ao nível de desenvolvimento de processos e de I&D para se poder constituir como uma solução comercial.

ITER: Caminho para a Energia Sustentável

O ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) é o maior investimento científico da atualidade e simboliza a colaboração internacional para desenvolver a fusão nuclear como uma fonte de energia limpa. Com um investimento estimado em 20 mil milhões de euros, o ITER visa criar o primeiro reator experimental capaz de produzir mais energia do que consome, provando a viabilidade técnica e científica dessa solução inovadora.

O ITER resulta do acordo internacional entre USA, Japão, Rússia, Coreia do Sul, China, Índia e União Europeia que, para além de contribuir para o avanço da ciência, capacitará a indústria global, criando as bases tecnológicas para futuros reatores comerciais.

O Papel Estratégico do ISQ no ITER

O ISQ desempenha um papel central no ITER, pois atua como fornecedor de primeira linha e tem contratos superiores a 22 milhões de euros. As contribuições do ISQ abrangem:

  • Garantia de Qualidade e Controlo de Fabrico: Acompanhamento técnico rigoroso para garantir a conformidade de componentes fabricados em países como Espanha, Alemanha, China e França.
  • Desenvolvimento de Tecnologia de Controlo Não Destrutivo: Soluções aplicadas a componentes críticos, como o Vacuum Vessel e os magnetos do reator.
  • Ensaios e Validação Técnica: Testes de materiais e processos, incluindo soldadura avançada.
  • Serviços de Engenharia e Design: Desenvolvimento de metodologias e inovação para responder às especificações do projeto.
  • Aceleradores de Inovação: Temos os recursos e organização para participar em consórcios e projetos conjuntos nas mais variadas áreas.

Como Funciona a Fusão Nuclear

A fusão nuclear ocorre quando núcleos de hidrogénio colidem, formando hélio e libertando grandes quantidades de energia. Reproduzir esse processo em laboratório exige temperaturas superiores a 150 milhões de graus Celsius, confinando o plasma num fortíssimo campo magnético, viabilizado pelo reator Tokamak.

Esse calor gerado aquece vapor que, ao passar por turbinas, produz eletricidade. O combustível utilizado, um ciclo fechado de deutério e trítio, gera resíduos mínimos e é significativamente mais seguro e acessível em comparação aos reatores de fissão nuclear.

Objetivos Científicos do ITER

Os principais objetivos do ITER incluem:

  • Produzir 500 MW de energia com um rácio de Q≥10 (energia de entrada de 50 MW).
  • Demonstrar a operação integrada de tecnologias de uma central de fusão.
  • Sustentar a reação de fusão com aquecimento interno.
  • Garantir a segurança e viabilidade comercial da fusão nuclear.

Presença Global do ISQ

O ISQ está presente em oito locais estratégicos, com inspetores permanentes em quatro países europeus. Desde 2015, que participamos ativamente em áreas cruciais como:

  • Controlo de Qualidade e Documentação
  • Validação Técnica e Ensaios
  • Inspeções e Suporte à Engenharia

Essa atuação reforça o compromisso do ISQ com a excelência em engenharia e inovação tecnológica e consolida a sua posição como líder em engenharia ao contribuir para o ITER, um projeto que definirá o futuro da energia limpa. Siga-nos nas redes sociais para saber mais sobre o impacto do ISQ neste campo revolucionário e acompanhar o seu desenvolvimento. Junte-se a nós e faça parte de uma transformação sustentável.

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras realiza sessão de Capacitação em Gestão de Projetos

O Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras foi o local escolhido para receber no passado dia 6 de fevereiro uma sessão de Capacitação em...

Canábis medicinal: ISQ contribui para avanços na investigação

A Canábis medicinal tem ganho cada vez mais relevância no tratamento de diversas condições de saúde, devido aos benefícios terapêuticos comprovados pelos canabinóides que...

Filme ‘Breve Encontro’ no Templo da Poesia

Na véspera do Dia de S. Valentim, dia 13 de fevereiro, o filme ‘Breve Encontro’, de David Lean, será exibido no Templo da Poesia,...

Fundação Marquês de Pombal organiza 2ª edição de ‘Os Dias da Rádio’

A Fundação Marquês de Pombal organiza a 2ª edição de ‘Os Dias da Rádio’, a decorrer nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro...

Comentários Recentes