A Câmara Municipal de Oeiras e o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vão assinar, no dia 14 de fevereiro, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, um protocolo para atribuição da Bolsa de ‘Investigação em Oncologia na Era da Inteligência Artificial’, cujo financiamento de 100 mil euros será integralmente assegurado pelo Município de Oeiras.
A Bolsa de ‘Investigação em Oncologia na Era da Inteligência Artificial’ pretende estimular o desenvolvimento de soluções disruptivas que explorem o potencial da Inteligência Artificial (IA) no rastreio, diagnóstico precoce, tratamento personalizado e inovação nos cuidados oncológicos.
A iniciativa insere-se no âmbito da estratégia municipal de apoiar projetos inovadores de investigação clínica e tecnológica que promovam a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento como biotecnologia, informática, medicina e engenharia. E resulta de uma aposta duradora e sustentada de Oeiras em ações de grande impacto na educação, inovação e internacionalização.
O Município alocou 1% do orçamento municipal ao investimento em investigação e ao apoio ao conhecimento emergente, promovendo talento e estimulando o envolvimento público com a ciência e investigação.
Os investigadores interessados poderão submeter as suas candidaturas à Bolsa de ‘Investigação em Oncologia na Era da Inteligência Artificial’ através do portal da Liga Portuguesa Contra o Cancro a partir do dia 1 de março.