Pelo 26º ano consecutivo Oeiras recebe a Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato do Concelho de Vinhais, que decorre nos dias 14, 15 e 16 de março, no Mercado Municipal de Oeiras.
Durante três dias, o Concelho de Oeiras volta a encher-se de cultura popular e a mergulhar na autenticidade dos saberes e sabores tradicionais, e a um forte aroma a enchidos, que transporta os presentes para uma aldeia tipicamente transmontana, materializado nos ‘Contos à Lareira’.
Entre um petisco e outro, haverá ainda atuações musicais com os pauliteiros, cavaquinhos, concertinas, gaitas de foles, e também aos exuberantes e assustadores desfiles dos Caretos de Vinhais, que trazem consigo a energia contagiante das festividades da região de Trás-os-Montes, onde estas tradições são únicas e ancestrais.
Expositores de fumeiro, com particular destaque para a afamada alheira de vinhais, pão, folar, mel, nozes, vinho, azeite, artesanato e um restaurante tipicamente transmontano onde pode almoçar e jantar, vão dar as boas-vindas aos visitantes do Mercado Municipal de Oeiras.
Este evento é realizado pelo Município de Oeiras com o Município de Vinhais e a Associação Casa do Concelho de Vinhais, em Paço de Arcos.
A entrada é livre.