15.7 C
Oeiras Municipality
Sáb 27 Abril 2024
Inicio Ciência ISQ garante segurança dos ventiladores pulmonares

ISQ garante segurança dos ventiladores pulmonares

Para que os ventiladores pulmonares possam ser colocados no mercado e utilizados em segurança, têm de estar de acordo com vários requisitos, nomeadamente os relacionados com a segurança elétrica ou os de compatibilidade eletromagnética (CEM).

 

O ISQ realiza ensaios CEM, fundamentais para garantir o adequado funcionamento dos ventiladores, evitando que sofram ou provoquem interferências noutros equipamentos e sistemas médico-hospitalares.

 

A pandemia de Covid-19 veio desafiar o mercado na produção e desenvolvimento de ventiladores pulmonares para dar resposta à procura destes equipamentos. Os ventiladores médicos permitem que de um modo automático e controlado se force a entrada e saída de ar para os pulmões por forma a oxigenar adequadamente o organismo de um paciente.

 

Pedro Matias, Presidente do ISQ explica, no entanto, que “para que os ventiladores possam ser comprados e utilizados em segurança, quer pelos pacientes, quer pelo pessoal médico, tem de ser garantida a conformidade com os requisitos de segurança aplicáveis através da aposição da marcação CE no produto”.

 

Sendo a marcação CE um requisito para a colocação no mercado e para a livre circulação dos dispositivos médicos no Mercado Europeu, o ISQ pode realizar ensaios segundo as normas ISO 60601-2-12 ou ISO 80601-2-80, que definem as condições que devem ser garantidas ao nível da segurança específica para ventiladores. De entre outros ensaios e avaliações necessárias, salienta-se ainda os de Compatibilidade Eletromagnética (CEM) que são fundamentais para garantir o adequado funcionamento dos ventiladores, evitando que sofram ou provoquem interferências noutros equipamentos e sistemas médico-hospitalares.

 

O ISQ dispõe de laboratórios acreditados pelo IPAC entre os quais o de compatibilidade eletromagnética, com capacidade para planear, testar e reportar ensaios em componentes, sistemas e unidades técnicas.

 

A Marcação CE é um indicativo da conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Económico Europeu.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes