12.6 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Saúde CoronaVirus Governo mantém estado de calamidade nas 19 freguesias do concelho de Lisboa...

Governo mantém estado de calamidade nas 19 freguesias do concelho de Lisboa por mais 15 dias

O Governo vai manter as situações de alerta para a generalidade do continente, de contingência para a Área Metropolitana de Lisboa e de calamidade para 19 freguesias desse distrito.

 

Segundo avançou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, serão prolongados por mais 15 dias estes estados, mantendo-se a mesma regra dos últimos 15 dias. “(…)Ter o país genericamente em estado de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em estado de contingência e as 19 freguesias destes cinco concelhos em estado de calamidade (Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas)”, onde se localiza o maior número de casos.

 

Segundo a ministra, nesses concelhos, nos últimos sete dias, verificou-se uma tendência decrescente dos novos casos, referindo que a incidência de novos casos por cada 100 mil habitantes nesses concelhos desceu dos 154 para os 121.

Segundo o SAPO, permanecem em vigor as restrições associadas, como a obrigação de encerramento da generalidade dos estabelecimentos comerciais às 20:00, a proibição de venda de álcool na estações de serviços e a limitação de ajuntamentos até 10 pessoas na Área Metropolitana de Lisboa e de cinco pessoas naquelas 19 freguesias.

 

A ministra da Presidência disse ainda que, “em geral”, se verifica um cumprimento das regras, recusando a necessidade de serem criadas medidas adicionais no âmbito da fiscalização.

 

A generalidade de Portugal Continental entrou no dia 01 de julho em situação de alerta devido à pandemia de covid-19, com exceção da AML, que passou para o estado de contingência. Dentro da AML, que é constituída por 18 municípios, 19 freguesias de cinco concelhos permaneceram em estado de calamidade.

 

As 19 freguesias que vão permanecer em estado de calamidade são: Santa Clara (Lisboa), as quatro freguesias do município de Odivelas (Odivelas e as uniões de freguesias de Pontinha e Famões, Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, e Ramada e Caneças), as seis freguesias do concelho da Amadora (Alfragide, Águas Livres, Encosta do Sol, Mina de Água, Venteira e União de Freguesias de Falagueira e Venda Nova), seis freguesias de Sintra (uniões de freguesias de Queluz e Belas, Massamá e Monte Abraão, Cacém e São Marcos, Agualva e Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins e a freguesia de Rio de Mouro) e duas freguesias de Loures (uniões de freguesias de Sacavém e Prior Velho, e de Camarate, Unhos e Apelação).

 

Nestas freguesias foi imposto o “dever cívico de recolhimento domiciliário”, sendo que as pessoas só devem sair de casa para ir trabalhar, ir às compras, praticar desporto ou prestar auxílio a familiares e os ajuntamentos ficam limitados a cinco pessoas e estão proibidas as feiras e mercados de levante.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes