A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu um apoio financeiro à União das Freguesias de Carnaxide e Queijas para compensar falta de receitas das rendas dos concessionários no período de pandemia.
Em tempo de COVID-19, uma das medidas implementadas pelo Município de Oeiras de estímulo social à economia foi a isenção temporária de rendas aos concessionários das lojas e bancas dos mercados municipais existentes nas diversas freguesias. Foi o caso dos mercados de Carnaxide e de Queijas, geridos pela a União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, que ao longo deste período não recebeu qualquer receita proveniente das rendas dos concessionários.
“A única fonte de receita para a gestão destes mercados é a cobrança de taxas pela ocupação temporária ou ocasional das bancas, lojas, arrecadações, lugares de terrado, pelo que, a quebra de receitas nos meses em causa, constituiu um elevado prejuízo, do ponto de vista de uma gestão financeira equilibrada”, adianta a Câmara Municipal de Oeiras, em comunicado.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Oeiras decidiu atribuir à União de Freguesias de Carnaxide e Queijas uma comparticipação financeira no valor de 26.574,70 €.
“Este apoio financeiro será fundamental para a gestão e manutenção corrente dos mercados, que compreende a conservação, limpeza, rede elétrica, água e salários dos recursos humanos afetos à guarda e gestão dos referidos equipamentos, entre outros”, sublinha ainda o mesmo comunicado.