13.6 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Emprego Atlântica já formou 577 enfermeiros em Oeiras

Atlântica já formou 577 enfermeiros em Oeiras

A ESSATLA diplomou 211 licenciados pré-Bolonha e conta agora com 366 alunos formados no pós-Bolonha, perfazendo até ao momento um total de 577 enfermeiros, verificando-se um impacto muito positivo no mercado de trabalho, com uma empregabilidade imediata.

 

A Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Atlântica (ESSATLA), sediada em Barcarena, no concelho de Oeiras, apresenta uma taxa de desemprego de 0% entre os seus recém-licenciados.

 

Os dados constam de um estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem como base resultados apresentados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os números dizem respeito ao ano de 2019 e estão em linha com aquilo que acontece desde 2001, ano em que o referido curso foi lançado. Até ao momento, a instituição que integra a Atlântica, Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, formou 577 enfermeiros, estando todos a exercer funções.

Para Hortense Cotrim, Professora Coordenadora da Licenciatura em Enfermagem da ESSATLA, “a profissão de enfermagem, pelas suas características específicas, cujo objeto de trabalho é o ser humano, único e irrepetível, só faz sentido se encarada como a interligação entre o conhecimento técnico-científico e a humanização dos cuidados”, sendo essa uma das principais características diferenciadoras do curso lecionado nesta instituição de ensino.

“Neste sentido, a minha presença como coordenadora do curso de enfermagem da ESSATLA pauta-se pelo despertar no estudante desta vertente mais humanista na sua relação com o utente e a sua família. Do mesmo modo, e porque o ser humano aprende essencialmente pelo exemplo, é filosofia da ESSATLA estabelecer com o estudante uma relação de proximidade, onde ele perceba a importância do cuidar, em especial através da forma como se sente cuidado”, acrescenta.

Hortense Cotrim mostra-se assim convicta de que “esta forma de recebermos os nossos estudantes faz com que a frequência do curso de enfermagem seja mais que o adquirir de um grau académico, mas acima de tudo seja um importante contributo para o desenvolvimento de competências humanas e relacionais fundamentais para o seu crescimento pessoal”.

Site Essatla: https://www.essatla.pt

Site Atlântica: https://www.uatlantica.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes