O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta sexta-feira, cerca 30 municípios dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro, em risco máximo de incêndio.
Em risco muito elevado, o IPMA colocou a maioria do interior Norte e Centro do país e cerca de 10 municípios no Algarve no distrito de Beja e em risco elevado de incêndio toda a região do Alentejo e mais cerca de 50 municípios nos distritos de Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.
Segundo adianta o Jornal ECONÓMICO, estão ainda em risco moderado e reduzido o IPMA colocou todo o litoral Norte do país e mais de 20 concelhos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Leiria estão igualmente em risco moderado.
Segundo as previsões do IPMA, para hoje é ainda esperada uma pequena descida das temperaturas máximas em todo o território e das temperaturas mínimas no interior da região Sul, céu pouco nublado ou limpo e vento a soprar moderado do quadrante oeste, mas por vezes forte na faixa costeira da região Sul a partir da tarde e nas terras altas do Centro e Sul do país até meio da manhã.
Quanto às temperaturas máximas vão variar entre os 21 º (Aveiro) e os 31º (Évora e Castelo Branco) e as mínimas vão descer até aos 11º (Viseu e Guarda).