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Seg 23 Dezembro 2024
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Aumentaram as candidaturas ao ensino superior mas muitos alunos estão a abandonar universidades

Aumentaram as candidaturas ao ensino superior, atingindo números que não se verificavam há 25 anos. Apesar de tudo, há agora mais preocupações relativamente aos alunos que já frequentam as universidades e os politécnicos.

 

Este ano registaram-se 62 675 candidaturas à 1.a fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público – o valor mais elevado desde 1995 –, contudo, e devido à crise que se tem registado com a pandemia, existem estudantes universitários a abandonar o ensino superior ou a congelar a respetiva matrícula, adianta o Jornal i.

 

Segundo o i, a 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior terminou este domingo, existindo 51 408 vagas.

 

Gonçalo Leite Velho, presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) disse ao i que uma das razões que pode justificar este aumento é a impossibilidade de muitos alunos portugueses irem estudar para o estrangeiro, sendo este “um dado interessante, porque demonstra o número de portugueses que estavam a estudar em instituições estrangeiras”. “Os portugueses que estavam a ir estudar para os Estados Unidos, para Inglaterra, para França, para a República Checa para aprender Medicina, por exemplo”, terão de fazer a sua candidatura em Portugal.

 

Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o aumento de 11 384 candidaturas face ao ano passado “representa um sinal de confiança dos jovens e das suas famílias na formação superior e nas suas instituições, bem como nas vantagens decorrentes da qualificação superior”.

 

Segundo o SNESup também a subida das notas dos exames nacionais, foi outro fator apontado, evidenciando que os alunos com melhores notas nos exames nacionais, podem ter concorrido a cursos que pedem médias mais elevadas.

 

Gonçalo Leite Velho sublinha, contudo, a necessidade da realização de um perfil socioeconómico para perceber exatamente quais as características dos candidatos e futuros colocados. “Neste momento há muitas incógnitas do ponto de vista socioeconómico que importa resolver o quanto antes e esperamos que a Comissão Nacional de Acesso e a Direção-Geral do Ensino Superior estejam a trabalhar em conjunto, porque isso é fundamental para podermos perceber exatamente que pressões é que vamos ter”, explicou.

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