Todas as famílias com dificuldades económicas podem solicitar apoio para material escolar no estabelecimento de ensino do aluno. O Município garante ainda apoios para transporte e visitas de estudo aos alunos carenciados, no âmbito da Ação Social Escolar.
Município de Oeiras atento no regresso à escola
Com o objetivo de substituir profissionais ausentes, está a decorrer processo de contratação de 46 auxiliares e 8 assistentes técnicos para as escolas, de forma a garantir o cumprimento do rácio definido para cada escola. Adicionalmente, está a ser preparado um reforço dos serviços de limpeza para a segurança e higienização dos espaços.
O Município de Oeiras providenciou também a realização de testes de diagnóstico à COVID-19 aos 548 assistentes operacionais de Ação Educativa e aos 350 monitores/trabalhadores das Associações de Pais e Encarregados de Educação que dinamizam as Atividades de Animação e Apoio à Família, a Componente de Apoio à Família e as Atividades de Enriquecimento Curricular.
Oeiras conta com 46 estabelecimentos de ensino. No ano letivo passado e na preparação deste investiu 5 milhões de euros na renovação de equipamentos. Estão atualmente em curso 15 obras de requalificação. A melhoria das condições dentro das escolas é também uma preocupação do Município. Na preparação deste ano letivo, em matéria de apoio à inovação pedagógica, material tecnológico, recursos didáticos, formação de professores e apoio direto aos projetos das escolas, foram investidos 1.3 milhões de euros.
Além disso, foi duplicado o investimento para fornecimento de refeições do 1º Ciclo e do Pré-Escolar (2 milhões de euros anuais). As refeições no 2º e 3º Ciclo e no Secundário são fornecidas através de contrato com o Ministério da Educação.