As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, com o propósito de sensibilizar para a importância da salvaguarda e preservação do Património. Cada País elabora um programa de atividades a realizar em finais de setembro, acessível e gratuito.
O objetivo é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Pretende-se, paralelamente, reforçar o sentimento de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na diversidade.
Este ano o tema é PATRIMÓNIO – EDUCAÇÃO, com o intuito de sensibilizar para o papel do património na educação e vice-versa, na riqueza e complexidade desta relação, através dos seus monumentos, da arte, da paisagem, entre outros aspetos.
A proposta de programa para o presente ano, pretende destacar um espaço singular e representativo da arquitetura da paisagem setecentista de Oeiras: a Quinta de Cima do Marquês de Pombal, bem como a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo. Paralelamente serão promovidas atividades que revelam alguns dos restantes tesouros patrimoniais do Concelho, nomeadamente a linha de fortes marítimos com passeios no Tejo, uma visita à 1.ª fase do Parque dos Poetas e outra à vinha e adega do Casal da Manteiga.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Para participar nas atividades é necessário inscrição prévia para: loja.cmo@cm-oeiras.pt ou 214 430 799
O uso da máscara é obrigatório. Recomenda-se o uso de roupa e calçado confortável adequado a cada atividade. Chapéu e água.
PROGRAMA: