‘Oeiras – Ler olhos nos olhos’ é um projecto de conversas com autores nacionais e internacionais que visa levar a leitura mais perto dos cidadãos.
Num momento em que ainda existe um receio natural em participar em eventos ao vivo, o Município de Oeiras não quer deixar de manter viva a relação entre os escritores e os leitores.
Até 16 de dezembro, a nossa página de Facebook, acolherá 22 conversas semanais com alguns dos mais importantes autores de língua portuguesa e espanhola.
A próxima sessão no dia 7 de outubro, pelas 21h30, contará com Heloisa Buarque de Hollanda, com moderação de Inês Fonseca Santos.
Autores como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, José Pacheco Pereira, Manuel Vilas, Maria Dueñas, Heloísa Buarque de Holanda, Milton Hatoum, Nélida Piñon ou Paolo Giordano, são convidados para falar sobre as suas carreiras e obras.
Heloisa Buarque de Hollanda
Formada em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutoramento em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutoramento em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
É diretora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-Letras/UFRJ), onde coordena o Laboratório de Tecnologias Sociais, do projeto Universidade das Quebradas, e o Fórum M, espaço aberto para o debate sobre a questão da mulher na universidade.
A sua investigação privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de género e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Nos últimos cinco anos, tem trabalhado com o foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades, no feminismo, bem como no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo de cultura.
É autora de muitos livros, entre eles: Macunaíma, da Literatura ao Cinema; 26 Poetas Hoje; Impressões de Viagem; Cultura e Participação nos anos 60; Pós-Modernismo e Política; O Feminismo como Crítica da Cultura; Guia Poético do Rio de Janeiro; Asdrúbal Trouxe o Trombone: memórias de uma trupe solitária de comediantes que abalou os anos 70; ENTER Antologia Digital; Escolhas, uma autobiografia intelectual e Explosão Feminista.
Programa:
7 outubro – Heloisa Buarque de Hollanda, moderação de Inês Fonseca Santos
21 outubro – Milton Hatoum, moderação de Afonso Borges
28 outubro – Nélida Piñon, moderação de Gisele Corrêa Ferreira
4 novembro – Manuel Vilas, moderação de Clara Capitão
11 novembro – Paolo Giordano, moderação de Hélder Gomes
25 novembro – Frederico Lourenço, moderação de Tito Couto
2 dezembro – Maria Dueñas, moderação de Maria João Costa
16 dezembro – Mia Couto, moderação de Tito Couto