O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, assinou um memorando de entendimento com representantes de diversas instituições ligadas à investigação, Tecnologia e Ensino Superior que visa transformar o concelho num ‘hotspot’ internacional para as indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa. Este protocolo junta como parceiros o Município de Oeiras, a AED Cluster Portugal, o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Universidade Atlântica, a Nova SBE (Nova School of Business Economics), o Taguspark e a Academia de Comunicação e Informação da NATO. Esta iniciativa intitulada AED – OEIRAS VALLEY segue a linha estratégica deste Executivo em aumentar a dinamização da vertente tecnológica das empresas no concelho, firmada pela marca Oeiras Valley.
Município de oeiras reúne parceiros para desenvolvimento estratégico da aeronáutica, espaço e defesa
O objetivo deste protocolo é estabelecer a base de entendimento, coordenação e colaboração entre a AED Cluster Portugal, o Município de Oeiras e os demais parceiros, assumindo-se o compromisso de todas as partes na execução de várias ações delineadas num plano estratégico. Para o presidente da AED Cluster Portugal, José Neves, este acordo marca um “passo importante” para o setor, no desenvolvimento de projetos que terão projeção regional, nacional e internacional.
Para o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, “este entendimento vai ao encontro da estratégia que foi delineada para o concelho”.“A Câmara deve ser um motor de desenvolvimento para diferentes parceiros para levar por diante os seus projetos. Temos a crença de que seremos capazes de concretizar estes objetivos e que brevemente vamos ter o Centro de Competências da Aeronáutica, Espaço e Defesa instalado aqui em Oeiras”, acrescentou o autarca.
As atividades que constam do Plano Estratégico estão distribuídas em diferentes áreas: “Mercados e Oportunidades”, “Inovação e Criação de valor”, “Pessoas e Competências” e “Contexto e Infraestruturas”.