O conforto urbano, em especial para os idosos e pessoas com mobilidade condicionada, foi uma das grandes apostas na requalificação da Avenida Carolina Michaelis, em Linda-a-Velha, mas a segurança e fluidez na circulação do trânsito foram também fatores essenciais na conceção dos novos contornos desta via.
No âmbito da segurança, destacam-se a construção das rotundas, para eliminar cruzamentos geradores de sinistralidade; a intervenção em frente à E.S. Prof. José Augusto Lucas, com a implementação de passadeiras e semáforos acionados pela velocidade; e a criação de recortes para o transporte público, tornando a paragem e o acesso mais seguros.
A construção do separador central, por sua vez, constitui uma forma eficiente e intuitiva de acalmia de tráfego, que vem ao encontro das mais recentes recomendações relativamente a vias urbanas residenciais.
A resolução das situações de emergência contará, para além dos recortes de estacionamento, com zonas de escapatória ao longo de todo o separador central, onde os balizadores flexíveis permitem as manobras de inversão de marcha no caso de urgência que o justifique.
Para que o fluxo do trânsito não seja afetado nas horas de maior movimento, o horário da recolha do lixo seletivo foi alterado, passando desde já a ser feita no início do turno matutino (por volta das 6h15) pelo circuito de Carnaxide/Queijas.
O Município de Oeiras vai continuar a investir em medidas para melhorar o tráfego e as condições de segurança rodoviária e pedonal nesta avenida.