O Café com Letras pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.
Em Dezembro convidámos Gonçalo M Tavares que vai estar à conversa com José Mário Silva, , à volta da sua vida e obra.
Tal como as sessões anteriores também esta será transmitida em direto, da Biblioteca Municipal de Oeiras, no Facebook do Município de Oeiras.
Poeta e romancista português, Gonçalo Manuel Albuquerque Tavares, mais conhecido por Gonçalo M Tavares nasceu em 1970 em Luanda. Com o final da guerra colonial estabeleceu-se com a família na cidade de Aveiro, onde passou a sua infância.
A sua primeira obra foi publicada em 2001.
Recebeu os mais importantes Prémios em Língua portuguesa como: o Prémio José Saramago, o Prémio LER/Millennium BCP; o Prémio Branquinho da Fonseca, o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco”.
Os seus livros, traduzidos em cerca de 40 línguas, deram origem a peças de teatro, objetos artísticos, vídeos de arte, ópera, etc.
O romance “Jerusalém” foi incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”.
José Mário Silva, nasceu em Paris, em 1972. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jornalista desde 1993, passou pelo Diário de Notícias, RTP2, Time Out Lisboa e coordenou a secção de Livros do jornal Expresso, com o qual continua a colaborar com recensões literárias e outros textos, além de ser colaborador permanente da revista Ler. Publicou dois livros de poemas (“Nuvens & Labirintos”, Gótica, 2001; “Luz Indecisa”, Oceanos, 2009) e um de narrativas curtas (“Efeito Borboleta e outras histórias”, Oficina do Livro, 2008). É autor do Bibliotecário de Babel, um dos mais relevantes blogs portugueses sobre literatura