Para viabilizar que as crianças acolhidas pela Crescer Ser – Associação Portuguesa para os Direitos dos Menores e da Família/Centro de Acolhimento Temporário “Casa do Parque” voltassem rapidamente a ter acesso a fazer a sua higiene dentro da instituição, a Câmara Municipal de Oeiras decidiu atribuir uma comparticipação financeira a esta instituição, no valor total de 1.629,15€, para apoio à aquisição de um sistema de aquecimento de águas (caldeira).
Recorde-se que o sistema de aquecimento de águas previamente existente ficou danificado na sequência de um incêndio ocorrido nas instalações do Centro, no passado dia 24 de outubro. Desde então, que as crianças passaram a fazer a sua higiene diária nos balneários da Piscina Municipal da Outurela, disponibilizados pela empresa Municipal Oeiras Viva.
Não sendo esta a situação mais adequada e de modo a evitar deslocações, esta IPSS solicitou ajuda à Câmara Municipal para a aquisição imediata da caldeira. Este apoio financeiro será efetuado através da celebração de um Termo de Aceitação entre as duas entidades.
Recorde-se que o Centro de Acolhimento Temporário Casa do Parque tem por objetivo acolher crianças com idades entre os 0 e os 12 anos, desprovidas de um meio familiar adequado e equilibrado, vítimas de negligência, abandono, maus tratos físicos e psicológicos. A sua implementação deve-se a uma conjugação de esforços entre o Município e a Associação acima referida, continuando a edilidade a manter um apoio permanente em diversas vertentes.
O apoio financeiro agora solicitado, é justificado com as sérias dificuldades económicas que a Associação vem atravessando para fazer face às despesas extras originadas pela situação de pandemia. Esta situação tem obrigado, com muita frequência, a efetuar substituições dos colaboradores, que ficam impossibilitados de trabalhar por motivo de isolamento profilático, ou de baixa médica para apoio a familiares.