15.6 C
Oeiras Municipality
Sáb 27 Abril 2024
Inicio Saúde CoronaVirus COVID-19: mais de 5 mil testes realizados por centros de investigação de...

COVID-19: mais de 5 mil testes realizados por centros de investigação de Oeiras

O Município de Oeiras e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova (ITQB NOVA) realizaram mais de cinco mil testes diagnósticos à COVID-19 a profissionais de 1ª linha, entre outros, a desempenhar funções em Oeiras.

Ao abrigo deste esforço para o diagnóstico da doença estão a ser testadas categorias como polícias e bombeiros e também profissionais da rede escolar, que estão em permanente contacto com a população.

Até à data, foram realizados 5.600 testes PCR à COVID-19 a partir das amostras recolhidas na ex-Fundição de Oeiras no âmbito da parceria entre o ITQB NOVA e o Município de Oeiras.

O Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras é responsável por proceder à recolha das amostras. Estas são inativadas durante o transporte, utilizando um meio de inativação implementado no ITQB NOVA em parceria com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

No ITQB NOVA, compete a uma equipa de 50 estudantes e investigadores voluntários realizar os testes RT-PCR para a COVID-19.

Estes testes permitem identificar profissionais infetados antes de apresentarem sintomas. Aqueles que estão infetados podem assim ser isolados e receber os cuidados adequados, prevenindo surtos em toda a população.

Com vista a cumprir com esse objetivo, em julho do ano passado, o Município de Oeiras adquiriu 10.000 testes para diagnóstico de COVID-19, o que correspondeu a um investimento de 191,88 mil euros (testes + máquina). Adicionalmente, o Município foi beneficiado com a oferta de mais 2.000 testes (com as mesmas características), elevando para 12.000 o universo total disponível.

Nessa altura, o Executivo Municipal aprovou ainda a atribuição de uma comparticipação financeira ao ITQB NOVA de 230 mil euros para a realização dos testes e emissão dos respetivos resultados.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes