O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, recebeu no Gabinete da Presidência, os 13 melhores alunos do concelho, que concluíram o 12º ano no ano letivo 2019/2020. Neste encontro foi-lhes atribuído o prémio SIMAS, que consiste na oferta de um computador portátil, como recompensa pelo seu esforço académico.
Este ano, e pela primeira, a distinção aos melhores alunos do concelho de Oeiras foi alargada. Além dos oitos alunos finalistas do ensino secundário, também os melhores alunos das escolas profissionais (Escola Profissional Val do Rio e AEMAR – Instituto Tecnologias Náuticas), da escola de ensino artístico especializado da música (Escola de Música Nossa Senhora do Cabo) e das escolas internacionais (Oeiras International Shchool e Instituto Español Giner de los Ríos) viram o seu mérito reconhecido.
Esta distinção confirma a excelência do desempenho dos melhores alunos das escolas, servindo dessa forma de referência e exemplo para todos os alunos da comunidade.
Este prémio decorre de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento dos Municípios de Oeiras e Amadora (SIMAS) e pretende reconhecer publicamente o mérito e o esforço académico dos alunos, das famílias e das suas escolas, servindo de referência para todos os alunos da comunidade de Oeiras, sendo por isso razão de grande orgulho e de forte encorajamento e motivação para a constante aposta do Município de Oeiras na Educação.
A escolha do aluno premiado é da responsabilidade da Direção de cada escola, que utilizou como critérios de seriação os melhores resultados escolares (acima de 18,5 valores, sempre que possível), considerando como um todo a apreciar as atividades do domínio curricular e as atividades que se integram no domínio do complemento curricular, sem prejuízo de outros que a escola entendesse necessário associar a par com os resultados escolares, tais como o envolvimento em atividades de voluntariado e ações solidárias que espelhem uma significativa dimensão humana e cívica na comunidade.