10.2 C
Oeiras Municipality
Qua 25 Dezembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura Conhecidos os vencedores da 1ª edição do Prémio de Poesia de Oeiras

Conhecidos os vencedores da 1ª edição do Prémio de Poesia de Oeiras

Maior prémio da Língua Portuguesa atribui 20 mil euros ao vencedor da categoria “Consagração” e 5 mil euros ao vencedor do prémio “Revelação”.

Com mais de 700 obras a concurso, o Prémio de Poesia de Oeiras, que cumpriu agora a sua primeira edição, atribuiu o principal prémio à obra de uma autora brasileira e o prémio “Revelação” a um autor português. O prémio teve o patrocínio do Mecenas Carlos Andrade.

Depois de analisadas as obras admitidas a concurso, o júri declarou, em unanimidade, que o vencedor da categoria CONSAGRAÇÃO é a obra “Retratos com Erro”, de Eucanaã Ferraz (Brasil).

A eleição, justificou o júri, deveu-se à “alta criatividade e capacidade de ironia da poesia de Eucanaã Ferraz, que consegue também estabelecer um diálogo frutífero com a própria literatura em língua portuguesa”.

Na categoria REVELAÇÃO, o prémio foi atribuído a “A Fagulha”, do pseudónimo Pedro Teias e cuja identidade corresponde ao cidadão Pedro Nuno Correia Santos Patada (Portugal).

Salientou o júri o “valor da subtileza e da contenção, a exploração o quotidiano e a ‘solidão que entre si se visita’, através de versos que falam com elegância os diferentes estados da nossa frágil e fugaz condição humana”.

O júri resolveu ainda atribuir uma Menção Honrosa na Categoria de REVELAÇÃO à obra “A Pressa dos Dias”, do pseudónimo A. de Alencar e cuja identidade corresponde ao cidadão Sérgio Corrêa Miranda Filho (Brasil).

Referiu o júri a “convergência de uma poética da observação, que reflete uma escritura atenta aos detalhes e flagrantes do quotidiano, com um delicado lirismo, abarcados numa linguagem povoada de metáforas e subtilezas estilísticas”.

Instituído pelo Município de Oeiras, o Prémio de Poesia de Oeiras pretende promover a importância da Poesia e contribuir para o alargamento das literacias, a promoção da leitura e a valorização da própria Língua Portuguesa no espaço Lusófono, privilegiando uma maior proximidade da comunidade.

Nesta primeira edição, tida agora como “um sucesso”, participaram 116 obras na categoria “Consagração” e 614 na categoria “Revelação”, de autores oriundos de países de Língua Oficial Portuguesa, designadamente: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e de São Tomé.

O Júri da categoria Consagração foi constituído por Jorge Barreto Xavier (Presidente do mesmo, em representação da Câmara Municipal de Oeiras), Patrícia Infante da Câmara (em representação do patrono do prémio) e os escritores Mia Couto, Antonio Carlos Secchin e Fernando Pinto Amaral.

Já o júri da categoria Revelação era constituído por João Mendes Rosa (Presidente do júri, em representação da Câmara Municipal de Oeiras), Patrícia Infante da Câmara (em representação do patrono), e os escritores Kalaf Epalanga, Ronaldo Cagiano e Jorge Reis-Sá.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes