11.2 C
Oeiras Municipality
Qui 26 Dezembro 2024
Inicio Economia Já só tem um dia para consultar e reclamar despesas de IRS

Já só tem um dia para consultar e reclamar despesas de IRS

Os contribuintes têm até dia 31 de março, para consultar e reclamar, no Portal das Finanças, as despesas feitas em 2020, comunicadas através do e-fatura. Esta é a última oportunidade para confirmar as despesas com gastos gerais e familiares e despesas referentes à dedução de IVA por exigência de fatura.

Também pode consultar a informação proveniente de outras entidades que transmitem bens e prestam serviços que relevam para as deduções à coleta do IRS mas que não estão obrigadas à comunicação de faturas, e não tenham optado por essa comunicação, por exemplo recibo de renda eletrónico, declaração anual de rendas, comunicação dos juros de empréstimos contraídos para a aquisição de habitação própria e permanente do agregado, das taxas moderadoras, dos seguros de saúde, das propinas pagas a estabelecimentos públicos de ensino, ou de encargos com lares.

Para aceder à consulta das despesas, no Portal das Finanças os contribuintes devem selecionar “Serviços Tributários” > “Serviços”, opção “Consultar Despesas p/ Deduções à Coleta”. Aqui estão disponíveis os gastos vão aparecer organizados, por cores, em seis grupos temáticos (despesas gerais familiares; saúde e seguros de saúde; educação e formação; encargos com imóveis; encargos com lares; exigência de factura).

Se as despesas do e-fatura não corresponderem àquilo que efetivamente suportaram, então poderá apresentar uma reclamação no Portal das Finanças. No caso das restantes despesas, os contribuintes devem preencher o quadro 6C do Anexo H da Declaração de IRS, durante a campanha da entrega do imposto, que decorre entre 1 de abril e 30 de junho, apenas por via eletrónica.

Para fazer uma reclamação ao Fisco deve aceder ao Portal das Finanças e iniciar sessão com os seus dados pessoais. Deve selecionar “Entregar”, em “Serviços”. Depois deve escolher a opção “Despesas para Deduções à Coleta” em “Contencioso Administrativo”.

Também pode reclamar oralmente ou por escrito no serviço de Finanças da sua área de residência.

Caso não obtenha entretanto resposta do Fisco à sua reclamação, deve entregar na mesma a declaração de IRS dentro do prazo legal. Este ano, o procedimento conta com mais um mês do que até aqui, entre 1 de Abril a 30 de junho. Os contribuintes que entreguem mais cedo candidatam-se a receber o reembolso também mais cedo.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes