A Autoridade Tributária (AT) voltou a emitir um novo alerta de fraude. Esta terça-feira, as finanças alertaram para o recebimento de um e-mail falso em seu nome.
Na sua página de Facebook, a AT esclarece que existem contribuintes que estão a receber um e-mail com um link e que se receber este e-mail deve eliminá-lo de imediato. Na publicação, a AT adicionou um documento intitulado ‘Segurança Informática’, onde o Fisco explica como os contribuintes devem aceder ao Portal das Finanças, deixando o alerta para “mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso”.
“Noutras situações, são reproduzidas janelas de autenticação falsas, geradas por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores”, esclarecendo que “estas janelas são falsas e devem ser ignoradas, pois têm o objetivo de convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais”. “Em caso algum deverá ser fornecida essa informação”, alerta ainda o Fisco.
A AT deixa recomendações para evitar este tipo de situações fraudulentas. Deve:
• Verificar se tem instalado um antivírus atualizado e efetue uma pesquisa no seu computador;
• Suspeitar de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas;
• Confirmar junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação;
• Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros;
• Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças.