No dia 5 de maio celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa com o concerto ‘A Flor do Lácio’, uma iniciativa do Teatro Instável em parceria com o Município de Oeiras.
A Flor do Lácio assinala e celebra a receção da língua portuguesa como especiaria não declarada nos manifestos da carga transportada no bojo das caravelas e dos navios negreiros. Esse património comum e embarcadiço que, como outros bens, foi cultivado em todas as latitudes do mundo, é aquirelembrado através da poesia e dos cancioneiros, com especial relevo para o diálogo entre o Brasil e Portugal.
Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram, e alguns poemas, porventura menos conhecidos, inspiraram novas canções.
A lista de autores inclui Caetano Veloso, Camões, Bernardo Soares, Oswald de Andrade, João Melo, Luandino Vieira, José Craveirinha, Chico Buarque, Ruy Guerra, Fernando Pessoa, Agostinho Neto, Murilo Mendes, Casimiro de Abreu, José Paulo Paes, Natália Correia, Olavo Bilac, Jorge Vera-Cruz Barbosa, Gilberto Mendonça Teles, Vasco Graça-Moura, Joaquim Nabuco, Jorge de Lima ou António de Castro Alves.
André Gago (voz e flauta) | Pedro Dias (guitarra portuguesa) | João Penedo (viola) | Carlos Mil-Homens (percussão) | Conceção Geral: André Gago | Produção: Teatro Instável/Anuartis
O espetáculo terá lugar no Auditório do Templo da Poesia com transmissão em direto no Facebook da Oeiras 27