O Programa Ciência + Cidadã é uma parceria entre o Instituto Gulbenkian de Ciência, o ITQB NOVA e o Município de Oeiras, no qual cientistas-cidadãos trabalham em conjunto e refletem sobre questões onde a ciência tem um papel central na exploração e resolução de problemas na sua comunidade.
No primeiro projeto de ciência cidadã, “Árvore de Carbono“, estes
cientistas-cidadãos investigam a qualidade do ar nas suas comunidades, utilizando estações de monitorização de baixo custo, que os próprios construíram.
O objetivo dos “cientistas” é investigar a qualidade do ar em diversos sítios
do concelho de Oeiras e, com os dados recolhidos, discutir como poderão alterar o seu comportamento a nível individual e coletivo para proteger
a qualidade do ar.
Os participantes poderão ainda discutir sobre eventuais políticas públicas que possam ser tomadas, alertando a sociedade para este tema, que impacta a saúde de todos.
Este projeto promove a consciência ambiental e de justiça social e a vivência com o processo científico no dia-a-dia. Esta experiência espera contribuir para cidadãos mais informados e ativos na resolução de outros problemas da vida real na sua comunidade.
Este projeto foi desenvolvido com a colaboração da Professora Cristina Pinho da Escola Secundária Sebastião e Silva e da empresa INOVLABS. O programa Ciência + Cidadã e uma parceria entre o IGC, o ITQB NOVA e a Câmara Municipal de Oeiras.
O Projeto Árvore de Carbono participou no Teachers Climate Change Forum 2020 promovido pela University of Helsinki, com um workshop nos dias 3 e 4 de agosto de 2020. O projeto foi também apresentado na Noite dos Investigadores (ERN) 2020.