A Estratégia Nacional para a integração das pessoas em Situação Sem-Abrigo 2017-2023, visa consolidar uma abordagem estratégica e holística de prevenção e intervenção, centrada nas pessoas em situação de sem-abrigo, por forma a que ninguém tenha de permanecer na rua por ausência de alternativas.
No âmbito do Plano Municipal de Oeiras para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo, foi assinado um protocolo entre o Associação ARIA- Associação de Reabilitação e Integração Ajuda e o Instituto da Segurança Social, para o modelo “Apartamento Partilhado”.
“Considerando a relevância deste Projeto, e sendo mais um passo na intervenção com a população Sem Abrigo do Concelho de Oeiras, a Vereadora Teresa Bacelar esteve presente, em representação do município na assinatura deste Protocolo, que se realizou no dia 11 de Maio, na sede do Instituto da Segurança Social, e que contou com a presença de Sua Exa. a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”, informa a Câmara Municipal de Oeiras, em comunicado.
O Município de Oeiras conta assim, com 3 “Apartamentos Partilhados” em parceria com as seguintes entidades, ARIA, Santa Casa da Misericórdia de Oeiras e IDEQ, na sua estratégia local de integração da população sem abrigo.