15.7 C
Oeiras Municipality
Sáb 23 Novembro 2024
Inicio Portugal Greve da Função Pública esta quinta-feira ameaça fechar escolas por todo o...

Greve da Função Pública esta quinta-feira ameaça fechar escolas por todo o país

Esta quinta-feira, dia 20 de maio, haverá greve da Função Pública, o que pode afetar fortemente o funcionamento dos estabelecimentos de ensino, já que está prevista uma “grande adesão” por parte do pessoal não docente.

Sebastião Santana, líder da Frente Comum, disse em declarações à Multinews que “as escolas têm por parte da Federação Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública um aviso prévio para os trabalhadores não docentes e prevemos que haja uma grande adesão”.

A expectativa da Frente Comum é de que haja também grande adesão por parte de autarquias e em alguns serviços centrais da administração pública, como a segurança social ou finanças.

“Estamos à espera de um grande impacto nos diversos setores, incluindo as escolas, onde se espera uma forte adesão por parte do pessoal não docente”, esclareceu Sebastião Santana.

Esta situação levou a que algumas escolas estejam já alertar os pais desta situação, dada a possibilidade de não ser garantido o normal funcionamento, devido à perspetiva de adesão dos funcionários.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também admite o impacto que, a confirmar-se esta “forte adesão”, a greve terá no normal funcionamento das instituições de ensino. “É uma greve que afeta muito as escolas, há algumas que deverão fechar e os alunos terão de ficar em casa e nesse caso os pais também, se se tratarem de alunos do primeiro ciclo e alguns do segundo”, disse citado pela Multinews.

O responsável afirma que se a adesão for forte como já tem sido, a greve irá levar ao fecho das escolas, ou pelo menos, a um anormal funcionamento.“Prevejo que de facto cause transtorno ao normal funcionamento das escolas e também aos pais e alunos”, concluiu Filinto Lima.

Os trabalhadores da Administração Pública estão em luta na quinta-feira, com uma greve e uma concentração, pela valorização dos salários e das carreiras, que serão o primeiro protesto no setor desde o início da pandemia da covid-19.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Visite o Oeiras Vegan Market no Jardim Municipal de Oeiras

Venha visitar o Oeiras Vegan Market no próximo dia 24 de novembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Com várias bancas de...

Clássicos em Oeiras traz ‘Grandes Obras de Música de Câmara’

‘Grandes Obras de Música de Câmara’ é o próximo recital a decorrer no âmbito dos ‘Clássicos em Oeiras’ no próximo sábado, dia 23 de...

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Comentários Recentes